História Leigos Salesianos

História do Grupo de Leigos Oblatos Salesianos da Paróquia Santa Isabel

O grupo dos Leigos se encontra na paróquia Santa Isabel do município de Viamão, Avenida Liberdade 1825 – Bairro Santa Isabel.
Este grupo de Leigos Oblatos Salesianos surgiu a partir da necessidade das pessoas que atuavam e atuam nos grupos das diferentes pastorais, e eles olhando a necessidade de poder ter uma motivação que os ajudasse a continuar atuando firme dentro da Igreja, pediram ajuda ao pároco (desse tempo) e eles os motivou a formar um grupo de leigos para estudar a espiritualidade Salesiana. Eles pensaram que nenhuma pessoa pode viver, trabalhar, fazer suas atividades diárias, trabalhos pessoais sem ter uma espiritualidade que os motive a continuar atuando como leigos comprometidos dentro da própria Igreja, e assim poder avançar na vida espiritual como leigos e continuar com o projeto de Deus anunciando seu Reino no jeito salesiano.
Quem começou com o grupo dos leigos salesianos na Santa Isabel anos atrás com os retiros oferecidos para eles foi o Pe. Alfred Smuda, osfs. Depois que ele foi trabalhar na Índia (final de 1999), Pe. Aldino José Kiesel, osfs. continuou este trabalho.

Uma das grandes coisas que motiva os leigos salesianos é que a Espiritualidade de São Francisco de Sales não é só para nós religiosos, mas também para os leigos como eles.
A oportunidade de poder fazer parte deste grupo é motivo de ajuda para viver em qualquer lugar, situação, e até no trabalho sempre na presença de Deus, de maneira que também anunciem o evangelho com sua forma de ser e atuar.
Outro dos motivos deste grupo de leigos é poder estar sempre à disposição para ajudar as outras pessoas que estão passando por dificuldades como parte da espiritualidade. Junto ao grupo vemos o quanto é importante ter uma espiritualidade como sustentação para sua vivência pastoral..
Basicamente se oferecem retiros de final de semana (sexta à noite até domingo à tarde) a leigos (às vezes mais especificamente a casais, outras vezes a jovens) interessados em ter um tempo mais forte de oração e de alimento espiritual em suas vidas. Os retiros para leigos eram oferecidos por etapas progressivas. -O primeiro era mais introdutório. Havia dinâmicas de entrosamento, e eram usados textos bíblicos e salesianos que convidavam à um momento de oração. Dava-se uma introdução geral à espiritualidade salesiana (incluindo uma breve biografia de São Francisco de Sales).

Usava-se também parábolas que ajudavam no mesmo sentido. Também dava-se uma introdução geral à Filotéia ou Introdução à Vida Devota (livro de Direção Espiritual, escrito por São Francisco de Sales e dirigido aos leigos).

  • A partir do segundo retiro usava-se basicamente o esquema da Filotéia (Introdução à Vida Devota). No segundo retiro usavam-se o conteúdo da Parte I da Filotéia, e assim subsequentemente (terceiro retiro Parte II, quarto retiro Parte III, etc.).
  • Um desafio encontrado foi a linguagem da Filotéia. Para facilitar nesse sentido, Pe. Aldino elaborou textos com linguagem mais popular, resumindo um ou mais capítulos da Filotéia. Sempre, com os textos salesianos, utilizava passagens bíblicas e parábolas (não bíblicas), que combinavam com o tema do retiro.
  • Sempre oferecendo a oportunidade para os participantes de encontrarem-se pessoalmente com o padre, seja para confissão ou para partilha de vida. Isso tem sido muitas vezes um momento forte para os participantes.
  • Na prática, com o andar dos retiros, espontaneamente surgiram os voluntários para ajudar nos retiros. Normalmente um grupo (por exemplo, o da primeira etapa) ajudava no retiro de um outro grupo (cozinha, celebrações, limpeza, cuidar das crianças, etc.).
  • O retiro nunca era dado somente por uma pessoa. Normalmente dois ou três Oblatos estavam presentes. As tarefas eram distribuídas.
  • O objetivo básico era o de oferecer aos leigos um momento forte de oração, de renovação espiritual de suas vidas, de encontrar-se consigo mesmo. Outro elemento do objetivo era o de divulgar a riqueza do tesouro de nossa espiritualidade salesiana para leigos. A própria Filotéia foi escrita para leigos.

OS LEIGOS OBLATOS SALESIANOS HOJE
Todos eles têm um retiro ao ano que inicia na sexta feira a noite e conclui no domingo ao meio dia;
Os encontros acontecem uma vez por mês na casa dos Oblatos de São Francisco de Sales “Casa de Formação Santa Isabel”, após o encontro sempre tem uma partilha.